Há uma energia criativa necessária para criar uma história significativa. É difícil investir essa energia em uma história se houver a sensação de que a história não tem chance de sucesso, mas os escritores o farão.
Certamente existem métodos mais lucrativos de obter uma renda, mas todos os dias milhares de pessoas se sentam em seu teclado digitando uma história que pode nunca ser publicada.
Os escritores são uma raça interessante da humanidade – eles podem nos fazer sentir alegria, tristeza, raiva e empatia. Às vezes, eles podem nos fazer sentir todas essas emoções simultaneamente.
O que motiva um escritor a gastar seu tempo e talento em algo que pode dar poucos frutos? Muitos usam dos seus talentos para criar curso de escrita ou outros como curso sistema arcturiano de cura multidimensional, empreendedorismo, etc, focando em atender o público-alvo e assim conseguem uma renda.
Para muitos escritores, a razão decorre do fato de terem uma história em mente que não os deixará em paz até que a história seja drenada para a página escrita apenas para ser substituída por uma nova história que exige ser contada. A história pode ser apenas para o autor ou pode ser para um público maior.
Muitos escritores não estão no mercado para serem famosos, eles simplesmente concordam com os sentimentos.